top of page

03

Introdução

O município de São Luís do Paraitinga situa-se no Vale do Paraíba do Sul, no estado de São Paulo, a cidade se localiza num meandro do rio Paraitinga e desde a sua formação convive com as suas cheias. O município faz fronteira com Ubatuba, Cunha, Lagoinha, Taubaté, Natividade da Serra e Redenção da Serra. (IBGE, 2015).

Os que ignoram as condições geográficas - montanhas e florestas - desfiladeiros perigosos, pântanos e lamaçais - não podem conduzir a marcha de um exército.

Sun Tze

Mares de Morros

Os Mares de Morros se formam, segundo Geoconceição, nos dobramentos antigos ocorridos no período pré-cambriano, ou ciclo do brasiliano como é conhecido. Essas manifestações tectônicas ocorreram entre 700 e 45 milhões de anos atrás. Por serem muito antigos geologicamente, sofreram processo de lixiviação e intemperismo ao longo dos milhares de anos, por isso o formato arredondado e a semelhança com ondas do mar (justificando o nome). Conforme podemos perceber no Mapa Geológico de São Luís Do Paraitinga, o município está em meio a rochas ígneas e metamórficas, rochas que tem por característica possuir maior resistência aos diferentes tipos de intemperismo (Giannini, 2000).

 

O domínio dos Mares de Morros é constituído principalmente por áreas de planalto e serras do Atlântico Leste-Sudeste e que possuem solos profundos em função dos processos intempéricos (Mundo Educação).

Fonte: THAME, J. R. 2017

Planície de São Luis do Paraitinga

O rio de São Luís do Paraitinga se localiza em uma região de clima úmido com abundância de vegetação originalmente (hoje somente em nas várzeas dos rios e topos de morro). A planície de São Luís do Paraitinga, segundo Riccomini (2000), se caracteriza por se comportar como um local de deposição de sedimentos de barra de pontal e tal característica se deve à sua formação com margens côncavas e onde se depositam os sedimentos do rio em épocas de cheia.

Além disso, o acréscimo de sedimentos na barra de pontal é responsável pela migração do canal em uma área plana, porém em São Luís do Paraitinga esta migração é barrada pois o rio corre em uma área de mares de morros de rochas cristalinas. (AB’ SABER, 2003).

O termo “Barra de Pontal” também é chamada de Planície Aluvial por outros autores, e esta de São Luís do Paraitinga é ocupada em sua totalidade por ser o local mais plano da região em meio aos Mares de Morros.

Fonte: Site oficial São Luiz do Paraitinga

Créditos: Dimas Campos

REFERÊNCIAS:

Ab’ Saber, Aziz Nacib - Os Domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2003

 

GIANNINI, P.C.F. & RICCOMINI, C. 2000. Sedimentos e processos sedimentares. In: TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T.R.; TOLEDO, M.C.; TAIOLI, F. ed. Decifrando a Terra (capítulo 9). São Paulo, Oficina de Textos. p.167-180

 

MUNDO EDUCAÇÃO - DOMÍNIO DOS MARES DE MORRO - Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/dominio-dos-mares-morro.htm> Acesso em: 31/05/2017

 

GEOCONCEIÇÃO - CADEIAS OROGÊNICAS OU DOBRAMENTOS - Disponível em: <http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/08/cadeias-orogenicas-ou-dobramentos.html> Acesso em: 31/05/2017

 

IBGE CIDADES - SÃO LUÍS DO PARAITINGA - Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/sp/sao-luis-do-paraitinga/panorama> Acesso em: 23/05/2017

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page