


Qual a influência do Clima na Dinâmica Territorial? Casos das cidades de São Luiz do Paraitinga e Caraguatatuba
As condições climáticas podem revelar muito sobre a construção da dinâmica territorial dos lugares, nos casos de Caraguatatuba e São Luiz do Paraitinga temos o clima como um dos fatores principais das variáveis antrópicas. Localizada em uma planície sedimentar com clima tropical úmido, Caraguatatuba apresenta um grande fluxo de pessoas nas altas temporadas praianas brasileira. Em 1967 ocorreu na cidade um alto índice de precipitação, chovendo em uma noite mais que 620mm isto provocou muitos deslizamento de terras morrendo aproximadamente 400 pessoas, nas áreas que ocorreram estes deslizamentos hoje são ocupadas por samambaias, causando um contraste de cores mais clara na vegetação.

Fonte: PACHECO, J. 2017
A partir dos anos 70 a cidade também teve um crescente índice de desenvolvimento na sua infraestrutura impulsionado pela indústria civil e a busca pela conquista de empregos de alguns imigrantes, uma das consequências disto foi o aumento de casas de veraneio na região, tornando assim Caraguatatuba o destino de muitos turistas entre as praias do litoral norte paulista nas altas temporadas. Em 2011 temos a implantação de uma refinaria da Petrobras na cidade, isto trouxe um aumento na renda média da população porém a empregabilidade se manteve praticamente estável, promovendo assim um contraste na economia municipal.

"Todo ponto de vista é a vista de um ponto"
Vera Placido
Vera Placido
Fonte: THAME, J. 2017
Outro fato interessante sobre Caraguá, é a criação de búfalo em vez de bovino na região, este fator ocorre devido o clima úmido onde para os bovinos os cascos de suas patas não são adaptam e já no caso dos búfalos não há presença de cascos, sendo assim os búfalos são mais adaptados que os bois para viver em um local de clima úmido. Temos assim uma economia local depende das altas temporadas onde a cidade recebe um grande número de turistas, isto afeta a dinâmica territorial da cidade em diversos aspectos e também podemos citar o clima como um dos responsáveis pelo processo, pois em épocas com temperaturas mais baixas temos um menor fluxo na cidade, causando a diminuição do setor de serviços principalmente; pois é dependente do caráter turístico da região.

Fonte: PACHECO, J. 2017

Fonte: THAME, J. 2017
Vemos assim então que o clima é uma das variáveis que podem influenciar diretamente nas dinâmicas territoriais, tanto de formas positivas como de formar negativas prova disso são as constatações que nosso grupo de pesquisa realizou nos casos de Caraguatatuba e São Luiz do Paraitinga.
Tratando da cidade natal de Aziz Ab’ Saber, grande Geógrafo físico brasileiro, temos São Luiz do Paraitinga localizado em um relevo de mares de morros com clima tropical, considerada uma cidade morta do café, tem em seu presente grandes marcas desse período principalmente em sua arquitetura, a economia é considerada estagnada e cidade é conhecida nacionalmente pelo seu carnaval apenas de marchinhas. Cercada pela Rio Paraitinga a cidade foi construída em alvéolo fluvial, tal fenômeno teve como consequência por exemplo uma enchente em 2010 que deixou todo o centro alagado, o clima altera a dinâmica do espaço, o alagamento atingindo diretamente a população e a sua circulação, como a importação, impossibilitando a chegada de matérias primas e insumos na cidade, além disso, o turismo, a qual é o principal foco da cidade, acaba sendo inviável, visto que a cidade pode estar submersa em vários pontos.

Fonte: THAME, J. 2017

Se fosse sério não seria Geografia!
Estefano Gobbi
Fonte: PACHECO, J. 2017